quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Transtorno do Pânico

A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é um distúrbio de ansiedade, ou seja, tem como ponto de partida a ansiedade que é um estado emocional de grande apreensão, receio, expectativa de que algo ruim possa acontecer.
Estima-se que acometa entre 2% a 4% da população mundial. Afecta sobretudo jovens, entre os 25 e 35 anos, que estão na plenitude da vida pessoal e profissional.
Se não tratado adequadamente, o Transtorno do Pânico desencadeia ao longo do tempo, diversas complicações no âmbito psíquico, social, afectivo e financeiro.
Infelizmente, muitos profissionais da área de saúde, não possuem um conhecimento adequado acerca da etiologia desta doença e suas implicações, o que acarreta ainda mais prejuízos àqueles que os procuram...
O T.P é um conjunto de sintomas físicos e emocionais, que faz com que a pessoa se sinta muito frágil, indefesa e assustada, face aos sintomas que surgem inesperadamente e sem causa aparente.
Uma infinidade de exames é então solicitada, os resultados não indicam nada que justifique as queixas do paciente, que se sente cada dia mais exausto e desacreditado. Para a pessoa que sofre de T.P tudo parece sem sentido, sem nenhuma relação com sua história de vida.
O T.P parece ser um “sinalizador”, um "alerta" – que indica que devemos fazer algo pela nossa saúde física e emocional.
O trabalho com técnicas corporais actua na manutenção e restabelecimento da saúde, trazendo descontracção muscular, reequilíbrio das funções respiratórias, circulatórias entre outras. Facilita o comprometimento do paciente com o tratamento medicamentoso, promove o controle e a diminuição das crises e facilita a compreensão dos processos afectivos/emocionais envolvidos no surgimento e manutenção da doença.
Não deixe que a correria do dia-a-dia tome conta de você! Dê um sentido a sua vida e seja mais feliz!
Lembre-se: pequenas actitudes podem fazer uma grande diferença!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário