sábado, 5 de fevereiro de 2011

Psicoterapia Breve; uma Modalidade de Intervenção

         
… Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Baixa Auto-estima, Timidez, Dificuldade nas Relações Sociais, Distúrbios Sexuais, Luto...

Diante das adversidades do dia a dia, as pessoas estão buscando pessoalmente, estar bem consigo mesmas. A Psicoterapia deixa de ser algo destinado às pessoas ditas doentes e passa a ser uma opção de todos que desejam criar em volta de si, um ambiente onde possam realizar-se como pessoa.
As limitações económicas e a falta de tempo são factores que levam as pessoas a procurar por tratamentos de curto prazo. Neste sentido, a Psicoterapia Breve é uma opção bastante efectiva, já que é um tratamento voltado à superação dos sintomas e problemas actuais do paciente.
Na Psicoterapia Breve, o trabalho é voltado para um foco, ou seja, será dada prioridade para o que neste momento, está causando sofrimento ao paciente. A Psicoterapia Breve alcança resultados mais rápidos do que as terapias convencionais, além de ser possível determinar um prazo para o término do tratamento.
Nesta modalidade de atendimento, o terapeuta (psicólogo), interage com o paciente a todo o momento, inclusive seu papel é também pedagógico. O terapeuta é um facilitador, o que torna possível ao paciente ampliar sua consciência acerca do seu problema, de quando acontece, porque acontece e aprender uma nova forma de agir frente a estas situações.
A indicação terapêutica para a Psicoterapia Breve tem como factor imprescindível a motivação do paciente. A participação activa do terapeuta e o planeamento terapêutico também são fundamentais nesta modalidade de tratamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário