quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Psico-oncologia


A Psico-oncologia é a área de interface entre a Psicologia e a Oncologia.

Actualmente, sabemos que o sistema imunitário é um “sistema de relações”, ou seja, a maneira como enfrentamos os n/ problemas, o controlo ou não dos nossos sentimentos, a forma como lidamos com as adversidades e o Estresse diário, podem alterar através de mecanismos complexos, as nossas células de defesa, tornando o nosso sistema imunitário altamente vulnerável.

Sabemos que o cancro é uma doença multifactorial; diversos aspectos como ambiente, cultura, hereditariedade, aspectos emocionais, além de alguns traços de personalidade, desempenham papel fundamental no surgimento e manutenção da doença.

O Psicólogo especializado nesta área, orienta e auxilia o paciente, no sentido deste se tornar um “agente activo”, consciente e responsável pela sua saúde, motivado a enfrentar os obstáculos e as diversas etapas do tratamento e/ou reabilitação.

A Psicoterapia (tratamento psicológico), propõe ao paciente estabelecer metas, alcançar objectivos e compreender o sentido da “Saúde”, da “Doença” e muitas vezes da própria “Vida”, através da reformulação de crenças pouco producentes, que nada contribuem para aumentar a Qualidade de Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário