AS PALAVRAS QUE ME PARECEM PERTINENTES PARA DESCREVER A REALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DESTE BLOG SÃO: CONHECIMENTO, REFLEXÃO, PARTILHA, CRESCIMENTO, GRATIDÃO E UM PROFUNDO DESEJO DE PODER CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Cuidar de quem cuida! O poder do E.M.D.R
Para todos aqueles que trabalham na área da saúde, seja física, mental, emocional ou espiritual, o nosso maior desafio é salvaguardar a integridade do nosso semelhante e para isso devemos obter os melhores e mais abrangentes níveis de conhecimento, para que este esteja incondicionalmente a serviço daqueles que buscam o nosso contributo profissional.
O E.M.D.R surgiu na minha história profissional quase como uma imposição, mas na verdade mostrou-se uma grande "dádiva". Há muito que eu desejava uma "ferramenta" mais célere e eficaz, que independente da minha linha de base teórica, pudesse auxiliar meus "clientes" a ultrapassar suas dificuldades, fossem estas dificuldades os medos reais ou irracionais, comportamentos estereotipados, situações de perda e luto, traumas de infância, acidentes automobilísticos, violência doméstica, quadros depressivos ou somáticos... Qualquer situação de sofrimento pode ser amenizado e até superado através desta fantástica abordagem neurobiológica. O E.M.D.R foi na verdade um "presente maravilhoso", uma oportunidade única que tem transformado a minha vida profissional, numa experiência muito mais plena, enriquecedora e positiva. Os resultados relativamente mais rápidos e consistentes que aqueles obtidos nas abordagens tradicionais, fomentam o desejo de investigação e a partilha dos resultados.
É consensual que o terapeuta enquanto agente de transformações, deve deter além de conhecimento teórico-científico, um grande desenvolvimento pessoal. É necessário que tenhamos a clara noção das nossas dificuldades emocionais, dos nossos mecanismos de defesa e sobretudo das nossas limitações. Somente assim vamos ter a humildade suficiente para também nós, buscarmos o apoio de um profissional no sentido de nos tornarmos pessoas melhores, conscientes dos nossos erros e mais assertivos nas nossas escolhas.
O vídeo em anexo mostra a dimensão do sofrimento humano, a dimensão do limite e do apoio incondicional, bem como a humildade e a capacidade de entrega de uma profissional comprometida com o seu real papel de agente de transformações.
Parabéns a Sônia Carniel pela partilha da sua experiência profissional e pessoal e a Esly Regina de Carvalho pela excelente actuação.
http://youtu.be/zI-Z3skmD0g
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário