sábado, 16 de junho de 2012

Reeducação Alimentar


Contrariamente aquilo que o senso comum propaga, para emagrecer é preciso comer!
Ficar muito tempo sem se alimentar, engorda!!!
Quando ficamos mais de três horas sem nos alimentar ou a fazer jejum, o corpo economiza no gasto calórico e o metabolismo, fica mais lento. 
Esse fenómeno vem dos nossos ancestrais. Naquela altura das comunidades primitivas, quando os homens viviam da caça, passavam dias sem ingerir um alimento. O organismo então adaptou-se e passou a economizar... e quando voltamos a comer, a fome é quase  insaciável/incontrolável, o que faz com que comamos demasiado.
Desta maneira, o que ingerimos é armazenado na forma de gordura. O organismo age pela lei da compensação: ele tenta manter uma reserva maior de energia (gordura), para prevenir-se no caso de uma privação.O corpo humano é uma autêntica máquina, com diversos "sensores", "alarmes" e "sistemas" interligados. Pequenos gestos, podem trazer resultados incríveis e duradouros!
Na reeducação alimentar, o que impera é o bom senso e o prazer em comer! É isso mesmo! Para um emagrecimento saudável e sustentável ao longo do tempo, há que ter prazer, porque somente desta maneira, reforçamos positivamente o nosso comportamento.Ou seja, na reeducação alimentar aprendemos a comer! A dedicar mais atenção a nossa alimentação e as nossas necessidades... Aprendemos a ser selectivos, exigentes com aquilo que ingerimos! Não há restrições, somente nos casos onde há indicação médica.

Além dos intervalos, a variedade também é fundamental! Há que ser criativo, curioso e ousado! Misture cores, sabores, aromas! Agora no verão, abuse das saladas! Folhas diversas, molho de iogurte, delícias do mar, muzzarela, azeitonas, cenouras ripadas, ananás! Invente! Faça diferente! 

No programa "BEM ME CUIDO" vai receber todo o apoio e dedicação, para concretizar a sua meta de emagrecimento. Através de técnicas de Coaching, vamos determinas os objectivos e as metas a curto, médio e longo prazo. Vamos utilizar também Programação Neurolinguistica, de modo a direccionarmos os nossos pensamentos e o manter em sintonia com as nossas acções. Temos também a disposição o E.M.D.R, importante ferramenta, para desmontar crenças limitantes, que travam ou impedem o emagrecimento saudável.

Cada um de nós tem necessidades diferentes, sejam elas físicas ou emocionais, além de estilos de vida que precisam ser levados em  conta! Neste processo, aprendemos também a distinguir a "fome física" da "fome emocional" - Assim passamos a dar ao corpo o que é do corpo e a alma, o que é da alma... Os nossos pensamentos, sentimentos, o cansaço, o Stress, muitas vezes direccionam as nossas escolhas alimentares e a quantidade daquilo que ingerimos.

Não tema este processo! Acredite que vale a pena!

"Os sonhos não determinam o lugar em que você vai estar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar em que está agora" 

Augusto Cury