domingo, 18 de março de 2012

Alimentar-se com prazer! Festas e Convívios.


O programa "Bem Me Cuido", cujo foco tem é o "Nutricoaching" e não só, tem sido uma experiência de sucesso e muita gratificação pessoal e profissional.

A pedido de alguns "seguidores" deste programa, que estamos a desenvolver desde Janeiro 2012 - pessoas que engajaram-se neste percurso, rumo a uma nova perspectiva física e emocional, vamos passar a publicar artigos sobre alimentação saudável, receitas deliciosas e muitas outras dicas! Queremos antes de tudo, que este "espaço" sirva de partilha e motivação!

Hoje o tema são as "Festas de anos" e "Convívios"... A maioria das pessoas conseguem fazer uso do método de reeducação alimentar, sem quaisquer dificuldades no decorrer da semana, porque geralmente, passam a alimentar-se com muito mais qualidade e frequência, sentindo-se saciadas e alimentadas, no decorrer de todo o dia. As dificuldades surgem frente às Festas e Convívios, principalmente quando realizadas, nas casas de outras pessoas...

Uma dica importante é alimentar-se adequadamente no decorrer do dia, com alimentos de baixas calorias; ingestão de frutas, legumes, iogurtes, bolachas ricas em fibras, proteínas, líquidos (água, chás, sumos light, etc). Evitar o consumo de alimentos, "para poder abusar" um bocadinho na festa, não é uma boa opção. Quando estamos com fome, não conseguimos ser seletivos... e acabamos por ingerir alimentos, dos quais nem gostamos tanto assim! O nosso comportamento é muitas vezes "automatizado", temos determinados hábitos e por isso nunca nos questionamos acerca deles.

Assim sendo, antes de sair de casa, coma uma peça de fruta, tome um copo de chá, sumo ou água. No local, observe o que há sobre a mesa, avalie os alimentos, o aspecto, o aroma... Não coma assim que chegar! Lembre-se: você não está com "fome física", está apenas "condicionado" a comer, quando diante de alimentos! Apreveite para conversar, interagir, partilhar experiências, afinal as pessoas gostam de festas, também pelo convívio!

Entre as bebidas, dê preferência a uma taça de vinho tinto, ou aos refrigerantes e chás, sem açúcar (leve-os na sua mala, ou se for homem, numa saca) e não tenha vergonha em consumí-los! Lembre-se: você é a pessoa mais importante deste percurso! Dê preferência aos alimentos assados, ao invés de fritos... Substitua os queijos, amendoins, por torradas com patê de atum ou delícias do mar, azeitonas, tremoços... Caso seja possível, ao invés de "picar", faça mesmo um prato e mentalmente, o divida em 4 partes... um bocado de hidratos de carbono (pão, torradas, "bôla" de carne), uma parte de proteínas (febra, carne de vaca ou frango) e duas partes de fibras e saladas verdes (alface, tomate, brotos, etc.) ou frutas. Coma "de-va-gar!", com prazer, saboreando cada bocado.

Entre as garfadas, procure ingerir pequenos goles de água, pouse os talheres... O cérebro leva cerca de 15 a 20 minutos, para registar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer e a engordar.

Na hora da sobremesa, faça novamente escolhas, observe e veja realmente, aquilo que apetece "mesmo" provar! Coloque num prato, uma pequena porção de bolo, tarte, etc... complete com frutas, frutos secos, etc... As gelatinas são também ótimas opções!

Desfrute com prazer! Sempre sem culpa, ajustando o método, os alimentos disponíveis e o apetite!

Boa semana! Sucessos!


Receita da Semana:

Salada Primavera, com camarões, servida no ananás

Esta salada é uma delícia, muito fresca e completa! Fiz outro dia em casa e ficou muito apetitosa! Os amigos adoraram!

Ingredientes:

1 ananás
folhas verdes (alface, rúcula, etc.)
cenoura ripada
nozes picadas
sal, pimenta
azeite, limão
camarões cozidos, salteados no azeite, com alhos

Modo de preparo:

Corte o ananás ao meio e com uma faca "afiada", corte o fruto aos cubos, deixando a casca intacta, de cabeça para baixo, a escorrer;
Misture os cubos de ananas, juntamente com a folhas verdes, a cenoura ripada, tempere com azeite, limão, sal, pimenta preta, junte as nozes e coloque na casca do ananás, onde será servido;
Coloque por cima os camarões salteados previamente no azeite, com alhos;
Sirva com pão de cereias e bom apetite!!!!