sábado, 5 de novembro de 2011

Quando e por que procurar um psicólogo???

A figura do Psicólogo, em alguns países e também em Portugal, está ainda associada aquele profissional, que trata nomeadamente, dos distúrbios de foro psiquiátrico. Esta é uma visão reducionista e pouco realista nos dias actuais, bem como a imagem que lhe é característica: o psicólogo sentado numa cadeira, atrás de um divã, com o cliente deitado, a olhar para o teto… A psicologia e as suas áreas de intervenção ampliaram-se e dinamizaram-se, no decorrer das últimas décadas, a exemplo de outras ciências, como a medicina.
As diversas áreas – Psicologia Clínica, Social, das Organizações (trabalho), Forense, da Saúde,   etc., abarcam realidades e necessidades completamente distintas e cada vez mais necessárias no cenário actual. As inúmeras “linhas” que servem de base ao desenvolvimento desta ciência, também estão a expandir-se e tornam-se cada vez mais “focais” e “breves” (EMDR e Brainspotting).
No decorrer destes quase 14 anos de profissão, são incontáveis o número de pessoas que chegaram ao consultório, após anos a fio de sofrimento “desnecessário” - quer pelo desconhecimento, quer pelo preconceito - de que os Psicólogos as pudessem auxiliar, na melhoria da sua qualidade de vida…
Assim, com o propósito de contribuir para que as pessoas ultrapassem esta “barreira”, estamos a disponibilizar uma Consulta de Aconselhamento (sem qualquer custo), ou compromisso posterior. Nesta consulta, vamos explorar juntos, as principais questões que fazem parte da sua história e aquelas que actualmente, possam dificultar levar uma vida mais plena e satisfatória!
Como Psicóloga Clínica e da Saúde, as principais áreas de intervenção recaem sobre os sintomas de ansiedade (advindos da capacidade de gerir situações de stress, adversidades, perdas, etc.), ou ainda quadros depressivos e somáticos. Entende-se como quadros “somáticos” diversos sintomas físicos, cujas características de personalidade e maneira de enfrentar os problemas do quotidiano, acabam por deflagrar: alergias, problemas respiratórios, enxaquecas, distúrbios gástricos, entre tantos outros…
Somos uma “unidade” composta por diversos “sistemas”- neurológico, imunitário, hormonal, respiratório, digestivo, emocional… todos interligados de forma indissociável, que interfere e recebe interferência dos outros sistemas, ininterruptamente… Assim, quando surgem sintomas emocionais (angustia, falta de ânimo ou sentido na vida), ou físicos (dificuldades para adormecer, compulsão alimentar, diarreias, prisão de ventre, etc.), entendemos que fazem parte de um conjunto de “sinalizadores”, que procuram demonstrar que algo neste “sistema” está a precisar de “ajustes”…
Procura-se um Psicólogo, não porque estamos “doentes”, mas porque desejamos estar mais saudáveis, mais conscientes, mais atentos ao que se está a passar connosco - seja em qualquer dimensão do nosso Ser - e assim potencializar a nossa capacidade inerente de realização pessoal, profissional, familiar, afectiva e emocional.
Essa é a visão central da Psicologia da Saúde – a retomada de posse de si mesmo, e o desenvolvimento de uma atitude responsável diante do nosso bem-estar físico, emocional e do nosso sistema de crenças e valores.
Ana Cristina Saladrigas