domingo, 8 de maio de 2011

O Cancro, as Emoções e o Sistema Imunitário

Pacientes com diagnósticos e prognósticos idênticos, vivenciam o processo de doença de maneiras completamente diferentes, tendo como possíveis desfechos a cura, a doença estacionária ou a terminalidade.
Quais características ou particularidades, poderão ser determinantes no desenvolvimento e na manutenção de uma patologia, sobretudo no Cancro?
A Psiconeuroimunologia, ciência relativamente recente, tem resgatado as propostas da Psicossomática e da Psicanálise, transformando em "verdades científicas" os conhecimentos de domínio popular, sobre as relações entre doença-saúde, estados emocionais e situações de vida.
Dentro desta perspectiva, o Ser humano é visto como um sistema total integrado de mente, corpo e emoções e desse modo, o caminho para a recuperação ou manutenção da saúde deve ser percorrido entre os diversos saberes (medicina, psicologia, religião/espiritualidade, etc.) 
Uma doença não é simplesmente um facto físico, diz respeito à pessoa como um todo, incluindo não apenas o corpo, mas também as emoções e a mente.
As emoções e o estado mental têm uma função importante tanto no surgimento, quanto na recuperação de qualquer doença. Todos nós participamos da nossa saúde através das nossas convicções, sentimentos e actitudes em relação à nossa vida (escolha dos alimentos, actividades físicas, sociais, de laser, etc.); a participação indica a função vital que desempenhamos na manutenção do nosso nível de saúde.
A grande maioria das pessoas acha que a "cura" de uma doença é algo que nos é "oferecido". Assim, quando diantes de um problema de saúde, a única coisa que fazem é ir ao médico e delegar a este a responsabilidade pelo restabelecimento orgânico.
A participação activa e positiva no nosso processo de saúde, pode influenciar a doença, o resultado do tratamento e a qualidade de vida.
Pensamentos e sentimentos não provocam nem curam cancro, porém são um factor dos mais importantes, para a integração harmoniosa do ser humano como um todo. 
Estudos recentes vem confirmando a concepção já existente na Medicina Hipocrática de que os estados psicológicos e os distúrbios de humor podem gerar doença física.
Alguns estudos indicam uma possível relação entre o início do cancro e a vivência de situações de perda, separações e luto, ou estados de depressão, ansiedade e desesperança, além de tendência à repressão de sentimentos e afectos.
LeShan, identificou quatro componentes típicos da vida de mais de 500 pacientes oncológicos com quem trabalhou:
Juventude marcada por sentimentos de isolamento, desespero e negligência;
Forte e significativo vínculo afectivo (com alguém ou algo), onde grande quantidade de energia fora investida; 
Perda desse vínculo (relacionamento ou trabalho); reacção de desespero, como se a ferida da infância tivesse sido dolorosamente reaberta;
Sentimentos de culpa, auto-reprovação e falta de esperança.
A observação clínica de médicos e cirurgiões tem indicado que pacientes mais esperançosos e optimistas frente à sua doença, parecem ter mais tempo de sobrevida e melhor evolução.
O sistema imune actua como mediador das relações do indivíduo consigo mesmo e com o meio externo, envolvendo-se na manutenção da integridade corporal, como um sistema auto-regulável e adaptativo, operando em íntima associação com o sistema nervoso e endócrino. 
Existe uma ligação evidente entre o stresse e as doenças. Estudos recentes revelam o processo fisiológico através do qual as respostas emocionais ao stresse podem criar suscetibilidade as doenças, suprimindo o sistema de defesa do organismo.
É importante notar que a quantidade de stresse emocional causado por factores externos, depende da maneira como a pessoa interpreta ou lida com estes factores.
Na verdade, o precesso de adoecimento, na sua grande amplitude, está vinculado ao nosso estado mental, embora isso tenha sido desvalorizado pela influência organicista e reducionista da ciência médica.
O pensamento (emoção) é um fenômeno que ocorre simultaneamente ao nível do subsistema do corpo e ao nível do subsistema dos processos mentais. Aquilo que ao nível dos sentimentos é medo, raiva, dor, tristeza, alegria, fome - no corpo, concomitantemente, se expressa através de modificações das funções motoras, secretoras e de irrigação sanguinea. Estas alterações são coordenadas pelo eixo hipotálamo-hipófise e pelo sistema límbico.
O cancro surge como uma indicação de problemas existentes em outras áreas da vida da pessoa, agravados ou desencadeados por um período de Stresse ocorrido de 06 a 18 meses, antes do aparecimento da neoplasia.
Estudos demonstram que o paciente com cancro, reage a esses problemas e ao Stresse com um sentimento de profunda falta de esperança e de “desistência”. Essa actitude emocional, dispara um conjunto de reacções fisiológicas que suprimem as defesas naturais do corpo, tornando-o suscetível à produção de células anormais. 
Quando o DNA da célula é lesado, o corpo quase sempre consegue promover o reparo desses danos, através de eficientes mecanismos de defesa do organismo. Com o passar dos anos, as alteração que não foram reparadas, vão se acumulando e eventualmente o organismo pode “perder o controlo” sobre  a reprodução desta célula. Uma célula “mutada”, alterada, não obedece mais aos sinais internos. Desse modo, passa a agir "independentemente" ao invés de "cooperativamente".
A formação do cancro, em geral, dá-se lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, apenas 1% dos cancros são de origem hereditária, 16% são atribuidos a agentes infecciosos e 80 a 90% sofrem envolvimento dos agentes ambientais (compostos químicos, tabagismo, ingestão de álcool, dieta alimentar, infecções parasitárias, etc.
Assim sendo é de suma importância uma reflecção acerca das nossas actitudes, sejam elas físicas ou emocionais. Uma vida harmoniosa não significa ausência de problemas, mas sim a capacidade de superá-los de maneira eficiente, adaptativa, com uma postura positiva e assima de tudo activa!

Não hesite em procurar ajuda!